12805914_588098378023386_7943328324371285183_n

Aprender um segundo idioma depois de adulto exige muito: exige tempo, exige dedicação, exige dinheiro – e nem sempre temos tudo isso. Por isso, eu sempre digo aos nossos alunos: tenha orgulho de si mesmo por voltar a estudar agora, pois é realmente um desafio, e você está enfrentando isso e aprendendo algo novo. E também digo: seja mais generoso consigo. Ninguém precisa falar perfeitamente sem nenhum erro. Ninguém precisa ter o sotaque de um país que tem a língua inglesa como oficial.

Cometer erros faz parte do aprendizado. Não se esqueçam das sábias palavras “é errando que se aprende”. E pronunciar uma palavra corretamente não tem a ver com perder o sotaque. Se você é brasileiro, por que você quer perder completamente sua identidade ao falar, e falar exatamente como um americano, ou britânico?

Temos que pronunciar as palavras da maneira correta, principalmente as sílabas tônicas, porque senão fica realmente difícil de entender o que está sendo dito. O professor tem que ensinar isso, mas não ensinar sotaque – até porque já parou pra pensar em quantos mil sotaques há na língua inglesa?

Você é bilíngue! Isso não é para todos! Orgulhe-se disso, e faça seu melhor para falar corretamente, mas sem a obrigação de ser perfeito!

Anúncios